quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nerd de verdade


Quem já ouviu falar de RPG? Mas não essa coisa online, não, eu não to falando de Tibia, de Word of Warcraft, mas sim de RPG - Role Playing Game, jogo de interpretação de papeis - de mesa, da incrível união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde cada jogador interpreta seu próprio personagem.
No teatro o ator decora seu personagem, suas falas, seu gestos e segue o enredo do autor da peça. Já num jogo, o jogador, super-limitado pelas regras, toma decisões para vencer seus desafios, seus adversários e, por fim, o jogo. Quando há a união das melhores partes desses dois universos, nasce o RPG.
Uma partida de RPG começa com um grupo de pessoas, nerds - risos -, sendo uma o narrador ou mestre (como decidir chamar) e o restante, jogadores.
Existem alguns sistemas de jogo, estes nada mais são do que "o conjunto de regras" escolhido para sua partida. Antes de começar, o mestre deve orientar os jogadores, como cada um criará seu personagem, sempre seguindo as regras do sistema escolhido, geralmente preenche-se uma ficha. Na ficha do seu personagem encontramos as características essenciais dele, como força, inteligência, personalidade, suas qualidades e seus defeitos, etc.. Já fez seu personagem? Agora o mestre contará uma introdução da narrativa, que é, basicamente, uma ideia aos jogadores sobre o que aconteceu até ali e que os guiará a um objetivo básico para desencadear o inicio da aventura.
A história vai se desenrolando, os jogadores seguem escutando o narrador e imaginando tudo o que acontece. Alguém tem que tomar uma atitude! O jogador comunica ao mestre o que quer fazer, ou, o mestre sugere o que seja feito, e os dados são jogados, dependo do número tirado, a ação é realizada ou não. Ah, os dados... Eles são peças essenciais do RPG e não limitam-se aos 6 lados tradicionais dos dados comuns, podem ter 8, 12, 20 lados...
Cada aventura que você joga é única, é impossível o narrador controlá-la cem por cento, porque nunca se sabe o que os jogadores decidirão diante dos obstáculos pelo caminho.

Nenhum comentário:

É, sou eu

Minha foto
Não sei nada sobre a vida, sou chata, burra, perfeccionista e extremamente desorganizada, mas eu não ligo, sou depressiva também. Sou inexperiente tentando ser normal e eu também não ligo, porque ninguém está aqui para julgar ninguém: estamos aqui tentando entender todo mundo. Então, espero que você me entenda como eu espero entender você.